Muitos usuários do Civil 3D tem dúvidas em como considerar diversos tipos de materiais ou diversas camadas de solo no cálculo de volumes de escavação, como por exemplo, escavação em areia, silte, argila e rocha.
O primeiro passo para calcular volumes de escavação por camadas é criar Surfaces (superfícies no Civil 3D) para representar o topo de cada uma das camadas.
Depois que todas as superfícies forem definidas você pode utilizar um Subassembly como o ‘DaylightMultipleSurface’ que considera até 3 inclinações diferentes para as diferentes camadas de materiais para construir o seu Corridor. Observe o comportamento do Assembley no gráfico abaixo:
Após definida sua seção-tipo (Assembly) e criado seu Corridor, o próximo passo é definir um ‘Quantity Takeoff Criteria’ que leve em conta os diferentes materiais.
- No ‘Toolspace’, na aba ‘Settings’, edite o ‘Quantity Takeoff Criteria’ existente ou crie um novo.
- Na janela Quantity Takeoff Criteria’, na aba ‘Material List’, clique em ‘Add new material’ para definir um novo material. É necessário definir cada um dos materiais de escavação (argila, silte, rocha,etc).
- Na definição dos materiais você pode usar quantas restrições quiser, então você pode definir o material ‘Silte’ como sendo o material entre a superfície de ‘Silte’ e ‘Argila’ e acima do ‘Datum’ do pavimento, conforme a Figura abaixo.
- Depois de definir todos os materiais que serão considerados nos cálculos, vá ao ‘Ribbon’, na aba ‘Analyze’, clique em ‘Compute Materials’, indique as superfícies que serão consideradas e clique em ‘OK’.
- Para verificar os volumes de cada tipo de material você pode criar tabelas de volume para serem apresentadas junto com as seções transversais ou você pode criar listas de materiais específicas para cada material.
É possível ainda configurar os materiais para serem exibidos com um padrão de hachuras qualquer tanto nas seções transversais como na vista em perfil longitudinal.
No linkhttps://projectpoint.buzzsaw.com/danielrqueiroz/Public/MultipleVolumes/VVolumes.dwg?public há um arquivo já configurado com diversas camadas de materiais.Caso hajam dúvidas, você pode utilizar este arquivo como base para a configuração do seu próprio arquivo.
Até a próxima! (Edney Neris Alves).
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