As versões 2012 do AutoCAD Civil 3D e do AutoCAD Map 3D vêm com a extensão Autodesk Storm and Sanitary Analysis (SSA). Durante a instalação destes softwares você deve configurar a instalação para incluir o SSA.
O SSA é baseado na plataforma SWMM da EPA (Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos), uma das plataformas mais utilizadas no mundo para análises hidráulicas e hidrológicas. O SSA pode ser utilizado para análise de redes de drenagem e de esgoto existentes, assim como para redes propostas. O SSA pode ainda ser utilizado para análise de canais, elaboração de Planos Diretores de Drenagem Urbana e mais uma série de aplicações, entre elas:
- Determine a chuva a partir de equações IDF;
- Cálculo de Tempo de Concentração (Tc);
- Dimensionamento de abertura de meios-fios e dispositivos de armazenamento;
- Dimensionamento de bacias de detenção e de retenção;
- Modelos Hidrodinâmicos;
- Sistemas operando por gravidade ou pressurizados;
- Simulação de Qualidade da Água Pluvial;
- Diferentes métodos para consideração de infiltração da água no solo;
Observe o gráfico abaixo, demonstrando como a água está se comportando nas tubulações. Fantástico!!! Você pode simular um índice pluviométrico para que o programa analise se o seu dimensionamento está de acordo para cada realidade solicitada.
A principal diferença do SSA para as demais ferramentas de análise é a utilização do modelo hidrodinâmico, que fornece um resultado muito mais preciso e em tempo real quando comparado à métodos tradicionais, como o uso de planilhas de cálculo.
As tubulações do Civil 3D podem ser exportadas diretamenta para o SSA, e após dimensionadas no SSA, estas podem retornar ao Civil 3D para detalhamento e elaboração de plantas. O Civil 3D ainda tem uma série de ferramentas que auxiliam na elaboração de análises hidráulicas e hidrológicas, tais como, ferramentas para determinação de áreas de contribuição, entre outros.
Até a proxima! (Edney Neris Alves).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
comentários.: