Em projetos de rodovias, ferrovias e outros projetos de terraplenagem, é importante, ao se calcular o volume de corte e aterro, que seja considerada a retirada da camada vegetal superficial. Esta camada é uma camada de matéria orgânica que será descartada, por isto este volume de material não pode ser considerado no reaproveitamento do material de corte, devendo ser computado separadamente.
O Civil 3D tem uma maneira de bem simples de computar este tipo de material. Caso alguém tenha dúvida sobre o procedimento entre em contato por e-mail (edney2008na@gmail.com), para que possa esclarecer estas dúvidas.
Para que seja considerada a camada vegetal superficial, deve-se adicionar o subassembly específico e configurá-lo para que a camada tenha as propriedades adequadas para seu projeto. Ao chegar na parte de computar os materiais, lembre-se de ajustar o "Fill Factor" da camada vegetal para 0, pois a mesma não será reutilizada para o aterro se necessário.
Passos para considerar a retirada da camada vegetal no corte e aterro:
- Ao criar o assembly, adicionar o subassembly Stripping Topsoil que fica na aba Daylight da Toolpalettes
- Definir o alvo da camada vegetal. Para isso, abra as prorpiedades do corredor, na aba Parameters, no item Target, definiremos a superfície e o alvo de largura do Stripping Topsoil (normalmente o eixo central).
- Ainda nas propriedades do corredor, criar a superfície para a camada vegetal na aba Surface e definir o Boundary.
- Editar a lista de materiais na Toolspace, na aba Settings em Quantity Takeoff Criteria. Os materiais utilizados neste caso poderão ser, CORTE,ATERRO e CAMADA VEGETAL.
- No Ribbon, na aba Analyze, Compute Materials, selecione o alinhamento utilizado e as sample lines referentes ao mesmo. Defina a superfície associada a cada material que foi definido no item 4.
- Defina um estilo para cada material selecionando a vista e abrindo as propriedades e assim, aplicamos os materiais na vista.
Bons estudos, e espero que tenha ajudado! (Edney Neris Alves).
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